Folheando

Folheando é uma – entre muitas – das formas possíveis de olhar para o bairro de Marvila.
O livro começa com um mapa das hortas, uma vista aérea que relembra um tecido, e de facto, retrocedendo até a origem da palavra, o termo “Marvil” significa tecido.
O tecido como que nos remete para o entrelaçamento entre várias povoações que habitaram este bairro na época do desenvolvimento industrial desta área, que atraiu – na primeira metade do século XX – pessoas provenientes de qualquer parte do país.
Marvila é um bairro da cidade que nos liga com o futuro do passado (as indústrias que já não existem) e o verde dos campos. Entre caminhos de ferro, altos prédios de habitação, edifícios históricos, é ainda possível entrar em comunhão com uma dimensão bucólica, que nos remete para um espaço além-cidade onde há espaço para hortas vedadas com material de fortuna, onde a cultivação é testemunho da presença humana, que convive com vegetação sobre a qual o olhar humano parece indiferente, ou ao menos não afecta o andamento das plantas que crescem e se expandem no meio de um território urbano indeciso, indefinido, em mutação.
Este livro propõe, folheando-o, esta diversidade através de paralelas experiências do olhar e do tacto: imagens panorâmicas alternam-se com enfoques em folhas de uma das plantas que habita aquela imagem, num jogo de zoom em que o nosso olhar aumenta e reduz o ponto de vista enquanto as mãos participam deste movimento numa transição de formatos (de papel), cores (do papel) que faz-nos oscilar entre o particular e uma visão de conjunto.

Vanessa Badagliacca

Vanessa Badagliacca nasceu numa ilha do mediterrâneo e vive em Lisboa. Doutorada em história da arte contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, trabalha na área da educação, curadoria e investigação e quando pode gosta de dedicar-se a experiências artísticas que lhe permitam pôr em prática curiosidades e desafios de outra forma. O Conto Azul foi uma destas.

Ficha técnica

Título
Folheando
Autora
Vanessa Badagliacca
Edição
Imagerie – Casa de Imagens, 2018
Exemplares/Tiragem
3 exemplares + 1 prova de autor + 1 exemplar hors de commerce
Impressão
impresso artesanalmente em cianotipia
Nº de páginas
20
Dimensão
15 x 22 cm
Suporte/Materiais
Diversos tipos de papel, com dimensões variáveis (Papel reciclado colorido, papel kraft usado, Fabriano Accademia 120 e 200 g/m2, Fabriano Disegno 5 210 g/m2, Fabriano White Eco 200 g/m2, Fabriano Artisico 200 g/m2, Arches Aquarelle 185 g/m2, papel de arroz, envelope, cartão madeira, linha e fio norte)
Encadernação
japonesa, encadernado à mão
Coleção
Conto Azul
Apoio
Câmara Municipal de Lisboa
Parcerias
Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa
5D_CreativeHub

Preço: €60 | compras através do email: geral@imagerieonline.com

Esgotado

15% do valor da venda dos livros da coleção Conto Azul reverterá para o projeto Dá-te a Marvila

imagerieonline.com | contoazul.wordpress.com/

Advertisements